Pesquisar ( Search )

Reflexão:

Não confunda querer bem, com sentimento de posse, o amor tem que nascer sem interesses pueris:
O desejo de posse é porta aberta para a derrocada do amor!

Alberto Craveiro

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ouvir!

“Irmãos, escuta o teu íntimo e escutarás o teu próximo”


Quão bom termos alguém em que podemos confiar as nossas mágoas, alegrias e dissabores, pessoa essa que nos empresta o seu ouvido para que possamos chorar e derramar as mais diversas formas de sentimentos às vezes e na maioria delas sentimentos de amargura e decepções.



Ouvir, ato de caridade onde uma pessoa se propõe a emprestar o órgão da audição em favor de outra pessoa, amiga ou mesmo desconhecida, mais que faz isso com amor e desprendimento, sem mesmo emitir uma única palavra e ao mesmo tempo ficando em contemplação e oração por aquele indivíduo que ali se encontra na maioria das vezes desesperado e sem rumo.


Como todos os nossos sentidos o ouvir é divino e sublime quando empregado com desprendimento e sincera vontade de ajudar ao próximo. O ouvir é tão importante que são poucas as pessoas que se dão a esse empreendimento, que se veem na condição de ouvinte.

Por isso que os sábios dizem sempre, escuta primeiro e depois emite teu parecer! O que vemos sempre e na maioria das vezes, são as pessoas falarem ao mesmo tempo como se não tivessem pelo menos o mínimo interesse no que o outro esta falando e se o diálogo é com várias pessoas a coisa se complica ainda mais, pois ninguém consegue entender nada, são um monte de palavras jogadas fora, sem o mínimo de consideração com a pessoa que ali esta ou com as pessoas que estão agrupadas.

Falta na maioria das vezes o interesse no que o outro está dizendo e, ao mesmo tempo, tentamos impor o nosso assunto ou nossa ideia. Interesse, esse termo também merece uma discussão, mais fica para um próximo artigo.

A condição de ouvinte é tão importante que já existem diversas organizações voltadas para isso, onde são recrutadas pessoas com o dom da paciência, para que num determinado tempo possa emprestar seu ouvido pra alguém. Essas organizações estão espalhadas pelo mundo inteiro e, ainda bem, que hoje temos a internet que vem nos possibilitando uma outra maneira de ouvir as pessoas e com mais abrangência e rapidez.

                “Irmãos escuta o teu íntimo e escutarás o teu próximo”

Vamos no nosso dia a dia procurar desenvolver mais esse sentido que DEUS nos emprestou,  junto com os demais, tentar auxiliar o nosso próximo para podermos ter um mundo melhor e mais justo, dentro do que o CRISTO nos deixou,

                “Ama o teu próximo como a te mesmo”

Quem tem amor próprio, sem o mal do orgulho, fica mais fácil de amar o próximo sem interesses escusos e sem visar retorno de alguma maneira.

Que o amor reine nos nosso corações, e que DEUS derrame fluidos balsâmicos sobre todos nós, hoje e sempre.

                Amém.

Um comentário :

  1. Nós Temos muito que aprender a Ouvir não é verdade ??? !!! Otimo texto.

    ResponderExcluir