Pesquisar ( Search )

Reflexão:

Não confunda querer bem, com sentimento de posse, o amor tem que nascer sem interesses pueris:
O desejo de posse é porta aberta para a derrocada do amor!

Alberto Craveiro

terça-feira, 6 de maio de 2014

Amizade

Quem realmente será meu AMIGO?

Como definir essa palavra, Sentimento ou condição?

Nós podemos dizer que temos amizade por uma pessoa que conhecemos isso pode ser considerado um sentimento.

Como também podemos dizer que estamos amigo de uma pessoa, aí estaremos condicionando um estado momentâneo.

O simples dizer eu sou amigo de fulano ou ciclano quer dizer simplesmente o estado em que nos encontramos naquele momento, falta à essência do sentimento, que no atual estagio da humanidade vale mais o que somos, o que podemos e o que temos, do que a condição do nosso próximo.
Uma amizade pura e sincera nasce desprovida de interesses pueris, sem egoísmo, sem orgulho, sem vaidades, tendo como principio o bem estar do próximo, mas, dentro da conjectura atual em que vive as pessoas fica difícil termos um ciclo de amizades com esses princípios.
  • Se um homem começa uma amizade com outro – são taxados logo de diferentes;
  • Da mesma forma que uma mulher com outra – vem logo as ideias erradas e preconceituosas;
  • De outro lado um homem que nutre amizade com uma mulher ou vice-versa – vem logo à ideia de que estão com interesse um pelo outro, e, às vezes com maledicências com o objetivo de difama-los;
Nós ao julgarmos o próximo estamos incorrendo num erro gravíssimo, pois, nossos julgamentos estão sempre atrelados ao orgulho, a inveja, e a vaidade, que são sentimentos deploráveis que a maioria de nós cultivamos. Só DEUS tem esse poder de julgar, porque ELE vê e sabe de todas as nossas mazelas.

O amigo tem por nós um sentimento de amor que ultrapassa as barreiras dos preconceitos e das maldades das pessoas. Este ser, que é colocado em nossas vidas para nos ajudar em nossas dificuldades, nos aconselhando, nos mostrando o melhor caminho a tomar, que tem sempre um pensamento positivo e esclarecedor nos orientando e levantando dos tombos a que somos acometidos.

O amigo verdadeiro aparece sempre nos piores momentos de nossas existências, estendendo a mão, emprestando o ombro para que nos apoiemos, emprestando o ouvido para que possamos desabafar nossas magoas, deixando os seus afazeres para nos socorrer, sempre o amigo em primeiro lugar.

Muitas vezes ao passarmos por uma pessoa na rua e sentimos uma energia que nos faz um bem estar, e que às vezes nos puxa mesmo para aquele ser, é como se já conhecêssemos essa pessoa, podemos dizer que são almas afins, que nutrem os mesmos sentimentos ou, que já se conheciam em outras existências.

Da mesma forma temos muitas vezes um sentimento de repulsa ao passarmos por alguém na rua, parece até que temos raiva ou pior ódio dessa pessoa, muitas vezes mudamos até o caminho, podemos dizer que são almas que nutrem sentimentos pesados e sombrios, por causa de débitos do passado. Essa é a lei da atração/repulsão, pois somos como imãs nos atraímos e nos afastamos, dependendo da energia que estamos emitindo no momento. 

Diferente da pessoa que “está” nosso amigo, que nos procura sempre que seus interesses estão sendo maculados, com propostas visando o seu bem estar. Tem pessoas que se aproximam de nós sempre que estamos abalados por alguma dificuldade ficando nosso amigo visando nos cobrar no futuro, essa amizade vem com interesse, um dia ela vai nos cobrar, relembrando o estado passado em que nos encontrávamos e a ajuda que nos foi dada.

Daí vem as expressões:
  • Amigo da onça;
  • Quem tem um amigo desse não precisa de inimigo, e assim vai...
Nós seres humanos podemos ser comparados a uma estação de rádio onde há aparelhos transmissores/receptores de ondas elétricas, assim é o nosso cérebro, que nunca para de emitir ondas elétricas que nada mais é do que os nossos pensamentos, daí podemos dizer que pessoas com pensamentos bons e positivos estão gerando boas energias, do contrário pessoas com pensamentos ruins e negativas vão gerar energias pesadas, por isso ficamos com aquela impressão ruim ao passarmos por essas pessoas, porque nosso cérebro irá captar essas energias, mandando impressões negativas para nosso coração.

Por conta disso devemos sempre estar emitindo bons pensamentos para que os nossos irmãos possam captar essas energias boas e nos favoreçam também com suas energias positivas, dessa forma estaremos contribuindo para um melhor entendimento entre as pessoas.


Nesse contexto, como podemos admitir pessoas que se dizem nossos amigos, que nos cumprimentam, nos dão beijinhos, mas, quando damos as costas ficam nos criticando, deixando a mostra os nossos defeitos, nossas imperfeições! E quem às não tem?

Fica aqui um pergunta:
Quem realmente será meu AMIGO?
Vamos refletir nessa pergunta analisando bem as nossas “AMIZADES” e por incrível que pareça teremos surpresas – Positivas ou talvez Negativas – Isso dependerá de nossa avaliação.

É isso aí para o momento, boas energias para todos, e que DEUS nos abençoe

5 comentários :

  1. No fim, cada um tem que fazer a sua parte, ser amigo, independente de ser algo recíproco.
    Porque se houver algum tipo de seleção por atração, já será de certa forma, um julgamento.
    Como também, nem sempre temos a capacidade de perceber quem realmente nos deseja o bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado pela visita e comentário, verdade, a amizade é mesmo coisa de alma para alma.

      Excluir
  2. Bom dia Alberto,

    Obrigada por visitar a página do meu blog (http://reflexoesdemandy.blogspot.com.br/)
    Fico muito contente que tenha se identificado com um dos textos.
    Acessei seu blog e achei ótimo todos os seus textos.
    Você escreve muito bem, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo cometário, estamos abertos para fazer parcerias de conteúdo. Caso você tenha interesse entra em contato.
      amfcraveiro@gmail.com

      Excluir
  3. Otimo Texto, mais é como dizem por aí que é exatamente o certo..
    de cada 10 amigos.. só uns 3 ou 4 são os Verdadeiros !
    parabéns pelo Dom !!

    ResponderExcluir