Pesquisar ( Search )

Reflexão:

Não confunda querer bem, com sentimento de posse, o amor tem que nascer sem interesses pueris:
O desejo de posse é porta aberta para a derrocada do amor!

Alberto Craveiro

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Velhice...



“Velhice, termo que define o estado orgânico e mental de uma pessoa; velho, é empregado a tudo que existe há muito tempo ou tem mais idade; idoso; antigo, antiquado, desatualizado; aquele que tem mais idade; o pai ou o marido; a terceira idade como se diz na atualidade.”

Definição:

Classe gramatical: Substantivo feminino.
s.f. Estado ou condição de velho.

Uma pessoa velha nos traz a ideia de experiência de vida, pelo tempo percorrido ao longo da experiência vivida, pessoas que tem mãos calejadas por conta longas jornadas de trabalho, de uma vida dura, cheia de alegrias e dissabores, onde cada ruga em seu rosto, em cada cicatriz do seu corpo, representa uma etapa de suas existências.

Nós outros tidos por jovens, teríamos a obrigação de aprender com os nossos velhos, ao invés disso, procuramos outros jovens com as mesmas inexperiências. E em muitos casos até menos experientes, ou com muitos vícios, como os de caráter, de moral baixa, e, junto com eles caímos precipício abaixo, empurrados pela turba da maioria inculta, pelas mídias generalizadas.
A velhice na maioria dos casos representa a sabedoria – e as vezes a luz que esclarece nossas dúvidas, tirando de nós rudes e ignorantes, a escuridão e abrindo novos horizontes.

Porque as pessoas estão maltratando tanto nossos idosos? Será que perdemos o senso moral, o respeito e o amor por eles? Ultimamente vemos nos noticiários das mídias as revoltantes ações de pessoas - animais – tratando as pessoas idosas com violência, como se fossem bichos, quer dizer, ou, não sei dizer – tem animais mais bem tratados do que muitas pessoas.

As autoridades não sabem o que fazer para acabar com esse absurdo, as mídias se fartam em publicar as atrocidades praticadas contra nossos idosos, como se fossem ulceras corroendo um pedaço de carne.

Nesses dias vi um belo exemplo de abnegação e desapego, quando um jovem largou tudo para se dedicar a sua avó, cuidando dela até sua última viagem – atitudes como essa é que deveriam ser seguidas – e nos mostra que com atitude nós podemos resolver a maioria dos problemas da nossa sociedade. Falta só boa vontade e amor ao próximo.

É na velhice onde o espírito começa a refletir sobre a trajetória percorrida e ver se foi satisfatória ou não, dependendo de como ele desenvolveu suas aptidões, cumpriu com o traçado na espiritualidade. E dentro dessa reflexão, ter momentos de lucidez espiritual para pedir ao Pai que permita ainda que tardio - mais que vale muito ainda – a oportunidade derradeira dessa existência para de redimir.
"Sede irmãos, ajudai-vos, sustentai-vos na vossa marcha coletiva. Vosso alvo é mais elevado que o desta vida material e transitória, pois consiste nesse futuro espiritual que deve reunir-vos todos como membros de uma só família, ao abrigo de inquietações, de necessidades e males inumeráveis. Procurai, portanto merecê-los por vossos esforços e trabalhos."                                            Léon Denis
Por hoje é só amigos, estejam na paz de JESUS.

5 comentários :

  1. A velhice é sinal de experiência de vida, de perseverança diante das dificuldades vividas e de paciência com todos que conviveu e consigo próprio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, mais uma vez temos que ter amor ao próximo, quanto mais se o próximo está dentro de casa.

      Excluir
  2. a velhice é tão importante na nossa vida ,por isso temos que respeita-los e ama a todos os idosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do idoso que tiramos as experiências de vida, para que tenhamos formças para progredir e crescer nesta vida.

      Excluir
  3. A velhice deveria ser o momento mais sagrado da sabedoria humana, onde estão arquivadas ali, todas as experiências, que acumuladas, formam a personalidade de quem tanto lutou, superou e venceu os obstáculos do tempo. Envelhecer é um desafio tal como uma corrida que vence as nossas forças físicas, mas nunca as espirituais...

    ResponderExcluir